quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nato e o massacre da Líbia




Innocenzo Martinelli

Desinformação, vítimas inocentes, mulheres, crianças e idosos e um País onde a vida social foi destruída. Em Trípoli não se consegue dormir por causa do bombardeio constante e indiscriminado: as bombas explodem perto das casas e dos hospitais.
O Arcebispo Martinelli, o bispo da capital líbia, conta a resistência desesperada da população presa entre as bombas da Nato e o aperto dum regime que ainda está de pé e não parece estar prestes a cair.


O que está a acontecer na Líbia?
O que acontece é o que a Nato faz aconteça. As bombas caem sem parar. Podem imaginar o que dizem os jornais e a televisão: a TV da Líbia mostra as mortes dos civis em Brega, Tripoli, em todas as partes da Líbia. A Europa está a destruir a vida social de um País.

As vítimas mostradas na televisão são verdadeiras? Não são uma farsa?
São verdadeiras! As bombas caem sobre as casas e eu tenho que pensar em vítimas falsas? As bombas caem nos hospitais. Diga aos responsáveis para virem e ver o que estão a fazer as bombas deles. Morrem crianças, morrem idosos.


Ontem em Marsa El Brega morreram sessenta imam, homens de religião. Não são invenções, é suficiente vir e ver para constatar. A televisão está constantemente a documentar o que acontece, as mortes dos inocentes.



Tripoli

A noite, então, é uma coisa impossível: a noite inteira, parece haver um terremoto. Não entendo o que eles querem continuar a atacar, porque atingem instalações civis. Dizem que são sites militar, mas isso não é verdade.

Talvez não conheçam a Líbia. Talvez na topografia haja informações erradas. Peço apenas para que eles venham e vejam o que a Europa está a fazer.

Que números a televisão líbia fornece para os civis mortos?
Não sei ao certo. Sei dos 60 imam mortos na área de Brega e de algumas crianças que morreram perto do hospital dos queimados em Tripoli.
Fomos convidados numa mesquita da capital para participar na comemoração dos imam mortos na Quinta-feira.

As informações são contraditórias, é difícil ter uma idéia de como o conflito está a evoluir. Em Tripoli qual é a situação?
Além das bombas da Nato, a situação é bastante tranquila. Claro, existem muitos problemas. As pessoas estão com medo de sair. O medo é o principal problema, pois impede uma vida social normal.

Assim, as notícias que aparecem regularmente em alguns jornais ocidentais, deserções, rebeliões e revoltas na capital líbia, são verdade?
Não, não, são todas mentiras, para encobrir o que a Nato está a fazer com as suas bombas. A Aliança tem mesmo recusado uma trégua para dar fôlego às pessoas, apesar dos apelos da ONU e do Santo Padre.

Dia e noite bombas, nem se consegue dormir. Continuar o bombardeio é imoral.

Você tem um ponto de observação privilegiado: na sua opinião, qual a capacidade de resistência do regime, está à beira do colapso?
Não acho que vai entrar em colapso, pelo menos não em Trípoli. Continua como sempre, ainda que tenha reduzido as suas atividades, e mantém a autoridade sobre a capital e parte da Tripolitânia.
Naturalmente, há um endurecimento, certo, mas as autoridades estão a proteger-nos, avisam se houver problemas.


Fonte: Peace Reporter
Tradução: Informação Incorrecta
http://informacaoincorrecta.blogspot.com/2011/05/nato-e-o-massacre-da-libia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário