sexta-feira, 9 de julho de 2010


O Sol fervilha

"Após alguns rumores sobre o próximo dia 11, envolvendo vuvzelas e etc… (alguns sabem do que falo :) ) Desta vez é o Sol que ameaça atribular esse famoso dia…

Após uma série de perturbações magnéticas devidas a buracos coronais, agora estão de volta, em todo seu esplendor, as famosas erupções. Algumas menores passaram em frente à Terra, causando uma erupção, ontem, sem consequências para a Terra.

Outra erupção apresenta-se de frente para a Terra, e começa a fervilhar os detectores de raios-X. Esta erupção, vista abaixo por SDO, é bastante espectacular. Note a deformação da superfície solar acima da erupção."

Ela já causou uma explosão de raios-X de classe C1, 2.

Esta erupção, se persistir nos próximos dias, e não há nenhuma razão para o contrário, deverá ser acompanhada de muito perto.

Devemos também ter em conta esta noticia que saiu em SpaceWeather (Obrigado Polux):

“For several days, NASA’s STEREO-B spacecraft has been monitoring an
apparent sunspot on the far side of the sun. Just yesterday, it erupted
and hurled a bright coronal mass ejection over the edge of the solar
disk (movie). Now, the sunspot itself is approaching. The Solar and Dynamics Observatory took this extreme ultraviolet picture
just hours ago. It shows the spot’s magnetic canopy towering over the
sun’s eastern limb, heralding the appearance of the sunspot’s core on
July 9th or 10th. After that the active region will turn to face Earth
and any further eruptions could be geo-effective. Stay tuned for space
weather.”

Que também nos anuncia esta erupção solar que fará com que uma eventual tempestade solar se aproxime do planeta durante os próximos dias 10 e 11 de Julho, mais provavelmente no dia 11, o nosso planeta receberá a chegada de ventos solares que atingirão a nossa atmosfera e poderão interferir com o campo magnético.

Ah ! e também não podemos esquecer outro grande evento que se realizará no Domingo, não, não é a final do campeonato do mundo, mas sim, um eclipse solar."


VIDEO

http://www.youtube.com/watch?v=wdN0Zofq4SE&feature=player_embedded



Nenhum comentário:

Postar um comentário