quinta-feira, 8 de julho de 2010



3ª Guerra Mundial: Os Sete Efeitos Econômicos Potencias de um Conflito entre Israel e Irã.


1) O Preço Do Petróleo Dispararia - Uma das primeiras coisas que uma guerra com o Irão gostaria de fazer é que seria severamente constrição ou mesmo desligar o transporte de petróleo através do Estreito de Hormuz. Considerando o fato de que aproximadamente 20% dos fluxos mundiais de petróleo através do Estreito de Hormuz, os mercados mundiais de petróleo seria instantaneamente mergulhou em um frenesi. De fato, alguns analistas acreditam que os preços do petróleo subiriam para US $ 250 por barril. Então você está disposto a pagar 8 ou 10 dólares por um galão de gasolina? O que você acha que faria para a economia EUA? A verdade é que cada transação que fazemos todos os dias é influenciada pelo preço do petróleo. Se o preço do petróleo, de repente duplica ou triplica que absolutamente devastaria o já frágil sistema econômico dos EUA. [Não só dos EUA, mas praticamente de todo o mundo, principalmente dos países dependentes do petróleo]

2) O Medo Explodiria O Mercado Financeiro Mundial – Mesmo sem uma guerra, a força dominante nos mercados financeiros mundiais, em 2010, é o medo. Já estamos vendo volatilidade sem precedentes nos mercados financeiros ao redor do globo, e não há nada como uma guerra para transformar o medo em pânico completo. E o que acontece quando prende o pânico dos mercados financeiros? Eles simplesmente quebram.

3) Aproveitar-Se-Iam Imediatamente Do Comércio Mundial – No passado, as economias do mundo eram relativamente independentes, então uma guerra em uma área não necessariamente destruía as economias de todo o mundo. Mas tudo isso mudou. Hoje, as economias de praticamente todas as nações são altamente interdependentes. Isso tem algumas vantagens, mas também tem um monte de desvantagens.

Se uma guerra com o Irã acontecer, as nações em todo o mundo começariam a tomar partido e o comércio mundial seria prejudicado. O fluxo global de bens e serviços seria severamente interrompido. Isso seria o suficiente para empurrar muitas nações ao redor do mundo em completa depressão.

4) Aumento De Gastos Militares – Mesmo se os Estados Unidos não foram retirados diretamente no conflito entre Israel e Irã, não há dúvida de que os EUA estariam gastando muito dinheiro e recursos para apoiar Israel e para construir instalações militares na região no caso de começar uma guerra mais ampla. Os EUA já gastaram algo em torno de um trilhão de dólares em guerras no Iraque e no Afeganistão. Se a guerra não romper com o Irã, a quantidade de dinheiro que o governo dos EUA poderia ser obrigado a utilizar pode ser absolutamente surpreendente. A verdade é que os EUA já estão afundados em dívidas. Neste ponto, o governo dos EUA tem mais de 13 trilhões de dólares em dívidas, e outra guerra no Oriente Médio é, certamente, não facilitaria as coisas.

5) A Rússia Seria Muito Beneficiada – a Rússia e outros grandes produtores de petróleo fora do Oriente Médio se beneficiariam muito se uma guerra com o Irã entrar em erupção. A Rússia já é o primeiro produtor de petróleo do mundo, e se as fontes do Oriente Médio forem interrompidas durante qualquer período de tempo, isso significaria um lucro sem precedentes para o urso russo.

6) Inflação Maciça – Um salto enorme no preço do petróleo e com um aumento drástico nos gastos militares do governo dos EUA definitivamente seria conduzido a uma inflação dos preços. Provavelmente também veria um aumento dramático nas taxas de juros. Na verdade, é bastante provável que, se uma guerra com o Irã sair veríamos um retorno da “estagflação” – uma situação onde os preços estão em rápida escalada, mas o crescimento econômico como um todo é plano ou em declínio.

7) O Preço Do Ouro Atravessaria O Teto - Quando existe um elevado grau de incerteza nos mercados financeiros mundiais, para onde vão os investidores? Como temos visto muito claramente, recentemente, eles investem em ouro. Tão alto quanto o preço do ouro está agora, a verdade é que não é nada comparado ao que aconteceria se uma guerra com o Irã acontecer. Quando os tempos ficam difíceis, quase sempre vemos um vôo para a segurança. Agora nenhuma das principais moedas ao redor do globo proporciona tanta segurança, quanto aos metais preciosos como ouro e prata como uma ferramenta de preservação da riqueza dos investidores.

Artigo Original: The Economic Collapse

Nenhum comentário:

Postar um comentário