domingo, 25 de julho de 2010

Coréia

Predefinição:Ficha de estado desaparecido nome oficial=Coréia Coréia refere-se aos estados (Joseon 조선/朝鮮 no norte e Hanguk 한국/韓國 no sul), a nação ou ao povo (Hanminjok 한민족), a língua (Hangugeo 한국어/韓國語 [S] Joseonmal 조선말 [N]), e o rasgo geográfico (Hanbando 한반도), todos relacionados com os estados que hoje em dia se chamam República Popular Democrática da Coréia (conhecido também como Coréia do Norte) e República da Coréia (conhecido também como Coréia do Sur).

A nação coreana está composta quase exclusivamente de etnia coreana|coreanos]] étnicos, ainda que existe uma modesta minoria da China|chineses]] étnicos (aproximadamente 20.000) na Coréia do Sur.

O povo Têm (한민족 em coreano) é o grupo étnico-racial que constitui o que hoje em dia se conhece oficialmente como a nação coreana. A nação coreana no discurso popular nas coreas está composta pelos seguintes aspectos:

  • Racial, através do parentesco e atributos fenotípicos. Estes se identificam através de dois elementos socialmente semantizados: o sangue ou pi (), e a tabela de linhagem ou jokbo (족보).
  • Cultural, que inclui a habilidade para falar o idioma coreano: o chosonmal (조선말) ou hangugeo (한국어), e ao mesmo tempo refere a um entendimento compartilhado a uma série de códigos de conduta primariamente confucianos mas também únicos à nação coreana.
  • Espiritual, que se simboliza no têm () (), que se descreve como um sentimento de tristeza, nostalgia e frustración que é um conceito com raízes no chamanismo tradicional coreano.
  • Nacional, que presta lealdade ao estado coreano, ou à nação coreana como se lhe imagina nos pontos anteriores. Em particular considera-se um rasgo de dita lealdade, a activa resistência à invasão ou intermisión daqueles povos considerados não coreanos - historicamente Chinesa e povos de Manchuria, Japão e Estados Unidos.
  • Territorial, que possui, como grupo na região geográfica telefonema penísula coreana ou Hanbando (한반도).

De Wikipedia, a enciclopedia livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário