quinta-feira, 7 de julho de 2011

A ORIGEM DE UMA EXPRESSÃO OBSCENA

Antes de causar rubores em vossas faces, explico :

Expressões como :

"vá tomar no cu", "pau no cu" , "quem tem cu tem medo"e similares, ao contrário do que se pensa, não tem originalmente conotação sexual, e sim, de um terrível castigo, O EMPALAMENTO.




"Empalamento ou empalação é uma método de tortura e execução utilizada antigamente que consistia na inserção de uma estaca no ânus, vagina, ou umbigo até a morte do torturado.

E deu origem a outra expressão :

"fogo no rabo", pois,

"algumas vezes deixava-se um carvão em brasa na ponta da estaca para que, quando esta atingisse a boca do supliciado, este morresse lentamente, de hemorragia."


Castigo usado também no tempo da escravatura quando uma das penas aplicadas aos escravos era explosão de pólvora no ânus, o que invariavelmente causava a morte hemorrágica.




"Esse tipo de tortura, altamente cruel, foi vastamente utilizada por diversas civilizações no mundo inteiro, sobretudo da Arábia e Europa.

Os assírios, conhecidos por inventarem diversos métodos de tortura dos mais cruéis, séculos antes de Cristo, empalavam prisioneiros de guerra, bem como civis que cometiam certos crimes.

Diz a lenda que o monarca assírio Assurbanípal apreciava assistir a sessões de empalamento, enquanto fazia suas refeições.


O método foi muito utilizado pelo conde romeno Vlad da Valáquia, que ganhou fama por empalar seus inimigos, e ficou conhecido pelo titulo o Empalador (Vlad III, o Empalador) ou, em romeno, Vlad Ţepeş. Vlad, que também parecia apreciar as empalações em seus horários de refeições, inspirou Bram Stocker para seu notório livro Drácula."



Inúmeras expressões derivam da palavra cu, como por exemplo, recuar, que literalmente significa colocar o cu para trás.
Outras como, acuado, culatra, encurralado, entre tantas.



Cu também é o símbolo do elemento químico de nome cobre



Há muitos pudores ao se pronunciar essa palavra por conta de seu aspecto chulo e só mais tarde é que passou a ser ofensiva no sentido sexual, como censura a quem tem prazer anal, mas que na verdade,tratava-se de um castigo.


A palavra cu não tem acento.

JÚNIA CAETANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário