segunda-feira, 18 de julho de 2011

ATLÂNTIDA PARTE 5/9

A MEMÓRIA [VERSUS O ESQUECIMENTO DA ORIGEM]


"E eu gostaria de invocar Mnemosine (Memória) porque parte significativa do que tenho para contar depende do favor da deusa das recordações, para que possa recontar tudo o que disseram os sacerdotes e que Sólon trouxe consigo.
Deixem-me começar observando que, os nove mil anos que mencionei são um resumo dos anos que tinham se passado desde o começo da guerra entre os que habitavam para além das coluna de Hércules e aqueles que habitavam "dentro" do estreito.
De um lado os combatentes da cidade de Atenas e seus aliados;
do outro, os reis da Ilhas de Atlantis, que outrora tinham sob seu poder um território maior que a Líbia e a Ásia; território que desapareceu entre tremores de terra e maremotos que tornaram o Atlântico praticamente inacessível.
A história se desenrola e entram em cena numerosas tribos bárbaras e Helenos que existiam então.
 Mas devo ainda descrever os Atenienses tal como eram naqueles dias e seus inimigos e ainda o poder e a forma de governo de cada um. Comecemos pelos atenienses...

POSEIDON/NETUNO


Muitos grandes dilúvios aconteceram durante aqueles nove mil anos... Os deuses repartiram entre si toda a Terra em diferentes porções.
 Ergueram templos, fizeram sacrifícios.
Poseidon recebeu a ilha de Atlantis; o deus tinha filhos com uma mortal e instalou, mulher e filhos, em uma parte da ilha; na costa, voltada para o oceano, existia uma planície muito fértil.
Próximo, no centro da ilha, havia uma montanha não muito alta.
Nesta montanha habitavam os primeiros mortais deste país: um casal, ele chamado Evanor e ela Leucipa. Tinham uma única filha, Cleito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário