quinta-feira, 7 de julho de 2011

A LINGUAGEM DO CORPO



“Freud negligenciava a relação visual com seus pacientes. 
Reich começou a falar com o camarada...observando suas reações corporais. 
Percebeu então que o inconsciente do qual Reich falava, era inconsciente pra pessoa e não para quem observava." Ângelo Gaiarsa

Em seu livro “O espelho mágico” , Gaiarsa afirma que a cara do individuo vê no espelho, é aquela que ele quer ver, sendo o outro mas propicio a conhecer o rosto alheio do que o dele mesmo e vice versa.





 "Para o bom observador todo mundo está nu , sendo-lhe possível saber quem e porque é o individuo, que tipo de repressão sofreu e a que tipo de comportamento rebelde ou submisso essa repressão o levou! 

A esse conjunto de reações corporais que vai dês da postura aos pequenos gestos, Reich chamou de “couraça muscular do caráter"...É a nossa mascara e armadura social, nossa defesa e refugio...é a tensão que se mantem no corpo culminando naquilo que gostaríamos que o outro visse."

O CORPO NÃO MENTE JAMAIS



FAZENDO A LEITURA
Escondendo a boca

Este é um dos gestos que os adultos trazem da infância quando se trata de mentira. A mão cobre a boca, e o dedão pressiona a bochecha. Podem ser apenas alguns poucos dedos sobre a boca, ou até mesmo o pulso. Aparentemente o cérebro, subconscientemente está tentando esconder a mentira. Muitas pessoas tentam disfarçar o ato de esconder a boca uma tosse. Se a pessoa cobre a boca enquanto você está falando, pode indicar que ela acha que você está mentindo.




Coçar o nariz

Em essência, o toque no nariz é uma versão sofisticada do ato de esconder a boca. Podem ser várias coçadas rápidas logo abaixo do nariz ou um rápido e quase imperceptível toque. Uma explicação para este movimento é que a mão está se movendo em direção á boca, e uma tentativa de ser menos óbvio faz com que ela seja puxada do nariz para a boca. Lembre-se que isso ocorre em um nível subconsciente. Se a pessoa tem mesmo uma coceira no nariz, ela irá, normalmente e deliberadamente coçar ou azunhar e não apenas fazer um toque rápido. Tal como o ato de esconder a boca, se isso acontecer quando você está falando a pessoa com quem você está falando está achando que você está mentindo.


 Esfregar o olho

Este gesto tenta bloquear a mentira que a pessoa vê, ou para evitar ter de olhar no olho da pessoa para quem está mentindo. Homens normalmente esfregam os olhos de maneira vigorosa ou, se a mentira é grande, eles desviam o olhar. As mulheres geralmente passam o dedo gentilmente sob a pálpebra (para não borrar a maquilagem). Lembre-se, mentirosos não olha nos olhos quando mentem. Eles gentilmente desviam o olhar instantes antes de mentir, ou fixam o foco atrás de você (a pessoa está olhando para você, mas o olhar parece perdido).

Esfregar a orelha

Esta é a versão adulta do gesto em que a criança tampa os dois ouvidos com as mãos para não escutar nada. Esse movimento inclui esfregar a parte detrás da orelha, puxar o seu lóbulo, ou até mesmo dobrá-la. Se o seu interlocutor fizer qualquer destas enquanto fala, é uma indicação de mentira. O último sinal, se usado enquanto você fala, quer dizer que ele não apenas acha que você está mentindo, como ele considera ter atingido o limite.


Detectando a verdade

Durante a história, a palma aberta tem sido associada com honestidade, compromisso com a verdade e submissão, tanto é que quando se faz o juramento à bandeira usa-se a palma aberta. Como evidencia de que a pessoa está cotando a verdade, olhe para suas mãos, mentirosos geralmente escondem a palma das mãos, logo se você quer enfatizar que está dizendo a verdade, use vários movimentos com a palma das mãos à mostra.

OUTRAS PALAVRAS...


QUERO CHAMAR A ATENÇÃO

Estufar o peito
Gesticular exageradamente
Balançar o corpo
Rir muito e alto
Deixar objetos de valor a mostra


ESTOU INTERESSADO

Olhar por mais de três segundos
Sorrir, mostrando ou não os dentes
Jogar a cabeça para trás, geralmente quando sorri
Ajeitar os cabelos
Inclinar o corpo em direção a pessoa


SINTO ATRAÇÃO POR VOCÊ

Não deixar que a distância entre os corpos seja superior a 1 metro
Não permitir que os intervalos de silêncio ultrapassem mais de 3 segundos
Permitir que seja tocado nos braços e nos ombros várias vezes e retribuir
Imitar os gestos da pessoa
Não desviar o olhar


NÃO ESTOU A FINS


- Cruzar os braços em frente ao tronco é um sinal claro de que a pessoa está entediada, não quer se aproximar


- Apoiar a cabeça não mãos, dependendo da maneira, pode significar interesse ou tédio. Fique de olho!


- Mãos no bolso indica que ele não está confortável na situação


 - Mãos na cintura denotam desafio


O QUE ALGUNS MOVIMENTOS E GESTOS PODEM ESTAR QUERENDO DIZER SOBRE VOCÊ E SUAS INTENÇÕES




*Ausência de movimento indica que uma pessoa está tentando não ser notada, ou está ouvindo e planejando, ou ainda está jogando de forma segura.

*Inclinar-se para frente representa: "Diga-me mais, estou interessado".

* Sentar-se encostado representa: "Deixe-me pensar a respeito, eu posso não estar tão interessado".

*Levantar a cabeça sinaliza interesse e um desejo de ouvir as opiniões dos outros.

*Mãos dobradas no colo ou no estômago é um gesto de proteção.

*Mãos colocadas sobre a mesa diz: "Vamos direto ao assunto".

*Coçar o ouvido na hora de uma conversa pode estar querendo dizer: 
“Não estou interessado em ouvir mais nada sobre isso”.


O PODER DA LINGUAGEM CORPORAL

De 100% do que você fala apenas 7% da sua mensagem são transmitidos para os outros por meio das palavras. Os 38% estão relacionados à entonação do que é dito e os 55% restantes vêm do seu olhar, gestos e postura.

As estatísticas mostram que pessoas que sabem controlar o tom de voz e a linguagem corporal são mais persuasivas no mundo dos negócios. Isso ocorre porque de 60% a 80% da opinião que os outros fazem de você ocorre antes de completados os primeiros quatro minutos de conversa.

O CORPO FALA ENQUANTO DORME





JÚNIA CAETANO

Um comentário: