domingo, 13 de outubro de 2013

BICHOS DO CÉU: COMETAS EM TODOS OS TEMPOS

HALEY,reaparece a cada 76 anos...



1985/1986

No ano próximo à reaparição de 1986, a humanidade tinha 28 anos de era espacial e uma frota de espaçonaves foi enviada para observá-lo, inclusive a sonda Giotto em julho de 1985.

Estava também planejado que duas missões do Ônibus Espacial , a STS-51-L, que resultou na DESTRUIÇÃO DA CHALLENGER, e a STS-61-E, observariam o cometa a partir da órbita terrestre baixa.

A STS-61-E seria a missão seguinte a decolar após o final do voo do Challenger.

Agendada para Março de 1986, transportaria o observatório ASTRO-1, uma plataforma de estudo do Halley].

A missão foi CANCELADA e o Astro-99, com uma nova circunferência de telescópios, somente foi ao espaço no final de 1990.

Aparição no futuro

O próximo periélio do Cometa Halley será em 28 de julho de 2061 e será visível em praticamente todo o mundo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


                                                             Visita em 1910






                                  Suposto ISON e uma supermegapopstar fake imagem??!!





HALEY, E A MISSÃO CHALLENGER




Acidente do ônibus espacial Challenger





Os objetivos planejados para esta missão eram:

-o lançamento de um satélite, o Tracking Data Relay Satellite-2 (TDRS-2);

-o transporte de material instrumental para voos espaciais dos ônibus espaciais para astronomia (SPARTA-109), relacionado com EXPERIMENTOS COM O COMETA HALLEY, tais como observação da cauda e do corpo do referido cometa, além do 'Programa para MONITORAMENTO ATIVO DO COMETA HALEY (CHAMP);
-experimento com dinâmica de fluidos (FDE); experimento para partição de fases (PPE); três experiências do 'Programa para Inserção de Estudantes' (SSIP); e duas aulas para o 'Projeto Professor no Espaço' (Teacher in Space).

O acidente do ônibus espacial Challenger ocorreu no dia 28 de janeiro de 1986, durante a fase de decolagem , em apenas 73 segundos após seu lançamento da missão STS-51-L, causando a explosão da nave e consequentemente, a morte dos sete tripulantes que estavam a bordo.



 Tripulantes da CHALLENGER,que seguia tendo entre outras missões,a do Programa para MONITORAMENTO ATIVO DO COMETA HALEY (CHAMP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário