segunda-feira, 20 de junho de 2011

CRIANDO UMA SUPER-BACTÉRIA MORTAL 3/8



Então como exatamente que uma bactéria aparece do nada, que é resistente a mais de uma dúzia de antibióticos em oito diferentes classes de medicamentos e ainda apresenta duas mutações de genes letais, além de capacidades da enzima ESBL?

Há realmente apenas uma maneira de isso acontecer : 
você precisa expor essa cepa de E. coli a todas as oito classes de antibióticos. 

Normalmente, isso não é feito ao mesmo tempo, é claro: 
você primeiro precisa expô-la à penicilina e encontrar as colônias de sobreviventes que são resistentes à penicilina. 

Você então pega essas colônias sobreviventes e as expôe à tetraciclina. 

As colônias sobreviventes são resistentes à penicilina e tetraciclina. Em seguida, as expôe a um medicamento à base de sulfa e recolhe as colônias sobreviventes, e assim por diante. 

É um processo de seleção genética feita em laboratório, com um resultado desejado bem específico. 

Trata-se essencialmente como algumas armas biológicas são projetadas pelo Exército dos EUA em seu laboratório em Ft. Detrick, Maryland.

Embora o processo seja mais complicado do que isto, a conclusão é que a criação de uma cepa de E. coli que seja resistente a oito tipos de antibióticos requer repetidas e consistentes exposições a esses antibióticos. 

É praticamente impossível imaginar como isso poderia acontecer de forma espontânea no mundo natural. Por exemplo, se esta bactéria teve origem nos alimentos (como nos disseram), então onde é que ela adquiriu toda esta resistência aos antibióticos dado o fato que os antibióticos não são utilizados em vegetais?



Ao considerar a evidência genética que agora nos confronta, é difícil imaginar como isso poderia acontecer naturalmente. Embora a resistência a um antibiótico seja comum, a criação de uma cepa da E. coli que seja resistente a oito diferentes classes de antibióticos em conjunto simplesmente desafia as leis de permutação e combinação genética na natureza. 

Simplificando, esta cepa de super-bactéria E. coli não poderia ter sido criada na natureza. 

O que nos deixa com apenas uma explicação de onde ela realmente veio: um laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário