sexta-feira, 12 de abril de 2013

A THYMOS QUE HABITA EM TI

A GLÂNDULA TIMO


"No centro do peito, atrás do osso onde as pessoas tocam quando ele diz 'EU', existe uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, "thymos " significa energia vital. Será preciso dizer mais?



Sim, é preciso dizer algo mais ... Porque o timo continua sendo um grande desconhecido. Ela cresce quando estamos alegres e se encolhe pela metade quando estamos estressados e mais ainda quando adoecemos.

Este recurso confundiu durante muito tempo a medicina que o conhecia encolhido apenas através de autópsias quando sempre estava encolhido.

Supunha-se que fosse atrofiado e que deixava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas médicos americanos bombardearam o timo que estavam perfeitamente saudáveis com altas doses de raios X, acreditando que seu "tamanho anormal" poderiam causar problemas.

Mais tarde a ciência comprovou que mesmo estando encolhido após a infância, o timo ainda continuava ativ e, é um dos pilares do nosso sistema imunológico, juntamente com as glândulas supra-renais e a medula espinhal e está diretamente ligado aos sentidos da consciência e da fala.

Como uma central telefônica por onde passam todas as chamadas fazendo as conexões para fora e para dentro.

Se somos invadidos por micróbios ou toxinas reage imediatamente produzindo células de defesa.

Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras e pensamentos.

Amor e ódio o afetam profundamente.
Os pensamentos negativos têm mais poder sobre ele que os vírus e bactérias.


Como essa atitude negativa não existe de forma concreta, o timo tenta reagir e enfraquece com a luta contra o invasor desconhecido e abre espaços para sintomas de baixa imunidade, como herpes.

Em compensação os pensamentos positivos conseguem ativar todos os seus poderes, lembrando que a fé remove montanhas.

Um teste de pensamento.
Este simples teste pode demonstrar essa conexão.

Una o seu polegar e o dedo indicador na posição de 'ok', pressione com firmeza e peça a alguém para tentar abri-los enquanto você pensa * estou feliz. *

Em seguida, repita com o * pensamento * Eu sou infeliz.

A maioria das pessoas manteve a força do dedo com o pensamento feliz e enfraquece quando você pensa que é infeliz. (Substitui os pensamentos de um delicioso chocolate, recheado com creme de coco, para ver o que acontece ...) O mesmo teste é usado para diagnosticar situações muito mais complexas.

Por exemplo, o médico precisa de um diagnóstico diferencial o paciente tem um abcesso no fígado e os sintomas tanto pode significar um câncer como amebas.

Usando lâminas de amostras ou slides com representações gráficas das ambas hipóteses testa a força muscular do paciente que esta em contato com eles e chega ao resultado desejado.


As reações são consideradas respostas do timo e esse método que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo e é ensinada na Universidade de São Paulo (Brasil) e com médicos acupunturistas.


O curioso é que o timo é bem próximo ao coração, que acaba ganhando todo o crédito por sentimentos, emoções, decisões, fala, audição, estado de espírito, etc ... "

"Estou com o coração pesado", por exemplo, revela uma verdadeira situação que só por reflexo envolve o coração ao problema.

O próprio Chakra cardíaco fonte da energia de unidade e de compaixão, tem mais a ver com o timo que com o chakra do coração e é neste chakra que, segundo os ensinamentos budistas, há a passagem do estado animal para o estado humano.

Que interessante!, Você pode está pensando, mas e daí?

Acontece que, se você quiser, você pode exercitar o timo para aumentar sua produção de riqueza e felicidade.

Na parte da manhã ao levantar ou à noite antes de dormir:

a) - Em pé, joelhos levemente dobrados (a distância entre os pés deve ser o mesmo ombro). Coloque o seu peso em toda sola do seu pé mas sobre os dedos e não sobre o calcanhar e mantenha todos os músculos muito relaxados.

b) - Feche qualquer uma das mãos e começar a tocar continuamente com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo, assim uma forte e duas fracas. Siga fazendo isso de 3 a 5 minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração em toda a região torácica.

O exercício estará atraindo o sangue e a energia para o timo, fazendo-a crescer em vitalidade e também beneficiando o pulmão, coração, brônquios e garganta.

Ou seja, enchendo o peito de algo que era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se tornar corajoso, calmo, nutrido emocionalmente como um abraço.

Excelente, intimista, cheio de ânimo ... Luis Hdez."

via Ayurveda Tibetano
via Deva Shabdam Janete YOGA MAHA MANU





#########################################################################

DESDE A ANTIGUIDADE A FUNÇÃO DA TIMO ERA RECONHECIDA:











Em um determinado momento na Ilíada, Aquiles diz:

“Levantando-se como fumaça no peito dos homens Agamemnon irritou-me, mas deixemos os grandes serem grandes e aquietemos o thymos no nosso peito”."






"No Livro 2 da “República”, e mais especificamente com o capítulo sobre “o Caráter e a Educação dos Guardiães”, em que Platão escreve:

“A cidade luxuosa terá necessidade de um exército e portanto, de uma classe de especialistas, chamados ‘Guardiães’ (phylakes), os defensores da polis.
A justiça será um dos seus objetivos mais importantes.
Para realizarem bem o seu trabalho, os ‘Guardiães’ deverão ser dotados de vigor físico, de thymos, da capacidade de se comportar gentilmente com aqueles conhecidos e agressivamente com aqueles desconhecidos.” "

TIMIDEZ é qdo a timo atrofia...rs...é vero.

  ÍNtimo...quando os dois timos se tocam num abraço...rs...

"Para Platão, thymos é a parte da alma que denota o orgulho, a indignação, a vergonha e a necessidade de reconhecimento.

É um atributo guerreiro, um aspecto da vida interior que dá significado à beligerância.

Sem thymos o homem não é mais do que um animal muito inteligente, com cérebro e necessidades físicas, mas sem autonomia moral.

Para Platão, thymos coexiste em nós com a razão e os desejos, sendo que, às vezes, nos leva a agir de uma maneira não razoável. "


Bem fazia o TARZAN que batia em seu thymos com as duas mãos e soltando um grito lírico afirmava sua Vontade.

Júnia Caetano

##############################################


GLÂNDULA PINEAL  aqui no BLOG:

NETUNO E A GLÂNDULA PINEAL
http://juniacaetano.blogspot.com.br/2011/03/netuno-e-glandula-pineal.html

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Zumbidos no ouvido - Culpa da glândula pineal

http://juniacaetano.blogspot.com.br/2011/03/zumbidos-no-ouvido-culpa-da-glandula.html
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
 GLÂNDULA PINEAL
O ESCURO
http://juniacaetano.blogspot.com.br/2011/03/glandula-pineal.html
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Glandula Pineal[espiritualidade,transtornos e mediunidade] parte 1/7 Com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira
http://juniacaetano.blogspot.com.br/2011/03/glandula-pineal-parte-17.html


#############################
 Sobre a GLÂNDULA TIMO aqui no Blog :

 A THYMUS QUE HABITA EM TI
http://juniacaetano.blogspot.com.br/2013/04/a-thymos-que-habita-em-ti.html

###################################################################

2 comentários:

  1. Bacana, Júnia... Dizem que matéria é energia condensada. Parece que as glândulas são a essência material, a condensação material mais pura de determinadas energias... A pineal da terceira visão, intuição, do aconselhador metafísico. O timo da energia vital, do senso de força moral, na acepção de autoconfiança do termo.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo Saturnino;o sistema endócrino é fascinante em sua atuação no organismo,tipo uma alquimia alterando a química do corpo...rs.Agradeço tua presença!

    ResponderExcluir