quinta-feira, 18 de abril de 2013

*Futuristic Abandoned Monuments






http://www.youtube.com/watch?v=5KRgnxQp0FA

Estas estruturas foram encomendadas pelo ex-presidente iugoslavo Josip Broz Tito em 1960 e 70 para comemorar os locais onde as batalhas da Segunda Guerra Mundial aconteceram (como Tjentište, Kozara e Kadinjača), ou campos de concentração onde estava (como Jasenovac e NIS). Eles foram concebidos por diferentes escultores (Dušan Dzamonja, Vojin Bakić, Miodrag Živković, Jordan e Iskra Grabul, para citar alguns) e arquitetos (Bogdan Bogdanović, Gradimir Medaković ...), transmitindo poderoso impacto visual para mostrar a confiança ea força de República Socialista.






Na década de 1980, estes monumentos atraiu milhões de visitantes por ano, especialmente jovens pioneiros para a sua "educação patriótica". Depois da República dissolveu no início de 1990, eles foram completamente abandonados, e seus significados simbólicos foram perdidos para sempre.

De 2006 a 2009, Kempenaers excursionou em torno da região da ex-Iugoslávia (atual Croácia, Sérvia, Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, etc) com a ajuda de um mapa de 1975 de memoriais, trazendo diante de nossos olhos uma série de imagens melancólicas, mas marcante. Suas fotos levantar uma questão: é que estes antigos monumentos continuar a existir como esculturas puras? Por um lado, o seu estado degradado física e negligência institucional refletem uma fratura histórico-social mais geral. E, por outro lado, eles ainda são de uma beleza deslumbrante, sem quaisquer significados simbólicos.




   
TRADUTOR GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário