A manipulação do ouro é uma OBRA muito antiga...
Laurence Gardner (em Os Segredos da Arca da Aliança),comenta uma passagem interessante que mostra o conhecimento da mutação do ouro por Moisés. :
"No livro do Êxodo, Moisés e os israelitas
estão no monte Horebe, tendo viajado desde o Egito através do Mar Vermelho.
Moisés escala a rocha para falar com El Shaddai, o Senhor da Montanha (mais tarde chamado Jeová), que ensina que, a partir de então, ele será seu Deus e que eles não mais devem usar seu ouro para fazer ídolos e imagens deiformes.
Nesse meio tempo, no sopé da montanha, os israelitas ficavam impacientes e, acreditando que Moisés tinha se perdido — pois saíra havia muito — eles (aparentemente, milhares deles) removeram seus brincos de ouro e os deram a Aarão, o irmão de Moisés.
Sem alvoroço, ele derreteu os anéis e fabricou um bezerro de ouro para ser seu ídolo de veneração na viagem, dali em diante.
Logo depois, Moisés desceu da montanha e, enraivecido ante a dança em torno do ídolo, realizou uma transformação das mais extraordinárias.
Segundo Êxodo 32:20:
"e pegando no bezerro que tinham feito, queimou-o no fogo e o reduziu a pó, que espalhou sobre a água e deu de beber aos filhos de Israel".
OURO EM PÓ??!!
"Na prática, parece mais um ritual que uma punição, mesmo que tenha sido difundida como a história de um castigo.
Aarão derretera previamente o ouro no fogo para moldar a imagem, mas o que Moisés fez foi claramente diferente, porque a combustão do ouro produz ouro derretido, não pó.
A Septuaginta é ainda mais explícita ao afirmar que Moisés "consumiu o ouro com fogo", implicando um processo mais fragmentário que esquentar e derreter. O Oxford English Dictionary define "consumir" como "reduzir a nada ou a pequenas partículas".
Mas que processo é esse que, pelo uso do fogo, pode reduzir ouro a um pó?
E por que Moisés "o espalhou sobre a água" e a deu para que seus seguidores bebessem?
Aqui, novamente, a Septuaginta difere levemente, mas talvez de forma significativa, ao dizer que Moisés "semeou" o pó na água. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário