domingo, 28 de agosto de 2011

OURO 5/8


A manipulação do ouro é uma OBRA muito antiga...



Laurence Gardner (em Os Segredos da Arca da Aliança),comenta uma passagem interessante que mostra o conhecimento da mutação do ouro por Moisés. :

"No livro do Êxodo, Moisés e os israelitas
estão no monte Horebe, tendo viajado desde o Egito através do Mar Vermelho.

Moisés escala a rocha para falar com El Shaddai, o Senhor da Montanha (mais tarde cha­mado Jeová), que ensina que, a partir de então, ele será seu Deus e que eles não mais devem usar seu ouro para fazer ídolos e imagens deiformes.

Nesse meio tempo, no sopé da montanha, os israelitas ficavam impacientes e, acreditando que Moisés tinha se perdido — pois saíra havia muito — eles (aparentemente, milhares deles) removeram seus brincos de ouro e os deram a Aarão, o irmão de Moisés.

Sem alvoroço, ele derreteu os anéis e fabricou um bezerro de ouro para ser seu ídolo de veneração na viagem, dali em diante.

Logo depois, Moisés desceu da montanha e, enraivecido ante a dança em torno do ídolo, realizou uma transformação das mais ex­traordinárias.

Segundo Êxodo 32:20:
"e pegando no bezerro que tinham feito, queimou-o no fogo e o reduziu a pó, que espalhou sobre a água e deu de beber aos filhos de Israel".





OURO EM PÓ??!!


"Na prática, parece mais um ritual que uma punição, mesmo que tenha sido difundida como a história de um castigo.

Aarão derretera previamente o ouro no fogo para moldar a imagem, mas o que Moisés fez foi claramente diferente, porque a combustão do ouro produz ouro derretido, não pó.

A Septuaginta é ainda mais explícita ao afirmar que Moisés "consumiu o ouro com fogo", implicando um processo mais fragmentário que esquentar e derreter. O Oxford English Dictionary define "consumir" como "reduzir a nada ou a pequenas partículas".

Mas que processo é esse que, pelo uso do fogo, pode reduzir ouro a um pó?



E por que Moisés "o espalhou sobre a água" e a deu para que seus seguidores bebessem?

Aqui, novamente, a Septuaginta difere levemente, mas talvez de forma significativa, ao dizer que Moisés "semeou" o pó na água. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário