sábado, 9 de novembro de 2013

BICHOS DO CÉU : COMETA DE SEIS CAUDAS


“Ficamos literalmente estupefactos com o que vimos”, afirmou David Jewitt, astrônomo da Universidade da Califórnia (Los Angeles) que descobriu o asteroide, a partir de observações feitas em setembro."










 A equipe de astrônomos descreveu o asteroide com a forma de um regador automático de relva, que projetava poeiras através de seis caudas, como um cometa, e que mudava várias vezes de forma.

A descoberta foi descrita num estudo publicado esta quinta-feira na revista científica norte-americana “Astrophysical Journal Letters”.



  http://osbastidoresdoplaneta.wordpress.com/2013/11/08/asteroide-com-seis-caudas-surpreende-astronomos/




 Tudo começa em agosto de 2013. O telescópio do projeto Pan-STARRS, no Havaí, que se dedica a observar o céu continuamente em busca de asteroides que ameaçar a Terra.

Imagens da noite de 18 de agosto, analisadas no dia 27 do mesmo mês, mostraram a presença de um objeto difuso, suspeito de ser um cometa.

Nesse dia, David Jewitt e seus colegas enviaram uma circular anunciando a descoberta do cometa P/2013 P5. Mas esse objeto era muito esquisito.

Logo em seguida, 10 de setembro, uma imagem do Hubble deixou esse “cometa” ainda mais misterioso. As imagens obtidas nesse dia mostraram que esse objeto tem nada menos que 6 caudas de poeira!

Não que não tenha havido cometas com múltiplas caudas na história, só que o P5 não é um cometa. Ele é um asteroide no nosso cinturão principal de asteroides! Aí sim, a coisa complica.

Asteroide com cauda de poeira? E logo 6?

O aspecto deste asteroide é tal qual uma peteca, como um ponto brilhante que dele escapa múltiplos filamentos.

De tão intrigante, dia 23 de setembro o Hubble obteve outra imagem para esclarecer o mistério. Só que não!

o aspecto do asteroide havia mudado bastante, as caudas quase todas haviam mudado de direção. Como se a peteca cósmica tivesse dado um belo giro e agora as penas, digo as caudas, tivessem mudado de lado, seguindo outro comportamento de cometas. E agora?

http://g1.globo.com/platb/observatoriog1/



Nenhum comentário:

Postar um comentário