domingo, 24 de junho de 2012

24/06 DIA DE SÃO JOÃO


Verso áureo:
Em verdade vos digo que, entre os que de mulheres teem nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Mateus:11,11

A IGREJA DE SÃO JOÃO



João era um sacerdote, era da linhagem de Aarão, dos que tinham,entre outras funções, autoridade sacerdotal para o batismo, tanto que ele quem batizou Jesus.

Houve uma "Igreja de João" histórica que realmente representou uma grande ameaça ao movimento cristão embrionário e que achava mesmo que João Batista era o verdadeiro messias — e que Jesus era seu usurpador.



A religião de "João",seus seguidores, os Joanitas,sobreviveu  no Oriente Médio, e ainda sobrevive sob a forma dos mandeanos, no Iraque; tanto o movimento quanto o próprio conhecimento de sua existência foram suprimidos com êxito na Europa.

Lembranças de uma "Igreja de João" rival que antes existia, e talvez ainda exista na Terra Santa, passaram de boca em boca para grupos hereges posteriores.


O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA: 

São João Batista, nascido de um milagre; seus pais Isabel e Zacarias, já idosos, receberam a graça de terem esse filho.


Contando-se 280 dias, que é a duração usual da gestação humana, a partir do terceiro sábado de Sivan, chegamos ao nascimento de João Batista, que nasce então no mês de Nisan durante os festejos da páscoa (Êxodo 12.1-14).


É importante notar que os Judeus esperam o retorno de ELIAS por ocasião da páscoa, e até costumam deixar uma cadeira vazia a mesa para receber Elias, conforme a profecia em Malaquias 4.5.

Jesus  disse que João Batista era o Elias esperado, e Elias (João Batista) nasceu na data que todos esperavam – a páscoa (Mateus 17.10-14).

A MORTE DE SÃO JOÃO


O aprisionamento de João ocorreu na Pereia,a mando do Rei Herodes Antipas I,no sexto mês do ano 26 d.C..

Ele foi levado para a fortaleza de Macaeros (Maqueronte), onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte.

O motivo desse aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução.


Flávio Josefo um historiador do século I relacionou a derrota do exercito de Herodes frente a Aretas IV (Rei da Nabateia) se deveria ao facto da prisão e morte de João Baptista – um homem consagrado que pregava a purificação pelo Batismo.

Flávio Josefo refere também que o povo se reunia em grande número para ouvi-lo, e Herodes temeu que João pudesse liderar uma rebelião, mandando-o prender.


Herodias, por intermédio de sua filha Salomé, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata e depois foi queimado em uma fogueira numa das festas palacianas de Herodes.
Os discípulos de João trataram do sepultamento do seu corpo e de anunciar a sua morte ao seu primo Jesus.





"Estou aqui,eu vim para dizer
Estou aqui, eu vim para ensinar
Eu digo para todos  meus irmãos
É numa noite de São João que vamos se transformar"
Hino Convite / Nova Jerusalém / Santo Daime













Não foi apenas Jesus Cristo sendo concebido de um milagre,antes dele outros nascimentos assim ocorreram:


Isaac, filho de Sara e Abraão,
Samuel,filho de Ana e Elcana,
José e Benjamin,filhos de Raquel e Jacó
e João Batista, filho de Isabel e Zacarias.


Júnia Caetano




Nenhum comentário:

Postar um comentário