terça-feira, 1 de janeiro de 2013

SATURNO / Surya-Chaya


A mitologia,por associação, pode nos ajudar a compreender melhor a natureza de um ano regido por este planeta cercado de anéis,simbolizando os limites.





Em sânscrito,um dos nomes de Saturno é Surya-[o deus Sol,seu pai]Chaya[a sombra,deusa sua mãe,de quem recebeu a escuridão,o ocultismo,a morte,o in side].

Metaforicamente,corresponde ao Nigredo,[do latim]significando escuro.
Os alquimistas usavam para designar o primeiro estado da alquimia: a morte espiritual;os ingredientes tinham que ser preparados até criarem uma matéria preta.







Outro nome para Saturno é Shanaish-char, o que se move devagar,e isso devido ter sido atingido por Rávana na altura do tornozelo.
Isso foi porque Rávana reuniu todos na décima-primeira casa,onde os resultados seriam muito bons,mas Saturno se moveu para a décima-segunda casa num momento crucial e então foi atingido por um disco,ficando aleijado.

Por isso tem correspondência com obstáculos,sabotagens,cortes[foice],atrasos...porém,esse tempo pode favorecer,porque ele também simboliza a maturidade,prudência,perfeccionismo,austeridade,responsabilidade,que significa responder com habilidade.

Shanash-char correu para a casa XII, a do exílio,dos bastidores, se isolando, não cooperou[casa XI].
A auto-suficiência,o arrogar tudo para si,o absolutismo podem ser lidos nessa atitude,assim como a força da decisão,ou seja, não se importou com o exílio e em afrontar Rávana, em troca de estar num projeto,tribo,equipe[casa XI] e que não tenha a ver com ele.

Saturno rege os ossos,o que seria de nós sem o esqueleto?!

Nos ossos reside a memória ancestral,em seu núcleo é que se produz o sangue e é por isso que sempre aparece um crânio ou uma caveira em ilustrações de magia ou alquimia,por conta dessa relação do "arquivo" que os ossos armazenam.

Feliz nigredo para nós todos!

[O ano novo astrológico 2013  iniciará em 20/março no Equinócio de Outono (HS)]

Júnia Caetano

Um comentário: